fbpx

CARNE DE PANELA

Oi Pessoal, lembram daquela carne de panela que a gente come na casa da vovó, com um molho encorpado, que a carne desfia toda e desmancha na boca?

Pois é, hoje vou ensinar a fazer esta delícia de carne, é uma carne de segunda, mas com sabor de primeira. O corte para comprar no açougue é Acém. Ela tem mais gordura entremeada, mas ensino a retirar a gordura que fica no molho, e vocês também poderão fazer com outro corte de carne mais magro, se for da sua preferência.

Segue a listinha:
1 kilo de carne bovina em cubos (usei o corte Acém)
1 cebola picada
2 tomates picados
50 gramas de bacon
½ lata de molho de tomate pelado (bem natural, sem açúcar e sem glutamato monossódico, ficar atento nos ingredientes do rótulo do molho, prefira os que não possuem estas substâncias)
Sal a gosto, páprica defumada, orégano, temperos secos pra deixar bem saboroso.

Modo de preparo:
Na panela de pressão mesmo, inicie fritando a cebola e o bacon pra aquecer bem a panela e logo em seguida selar a carne. Quando a carne estiver selada, acrescente os tomates e a ½ lata do molho de tomate e acrescente água o suficiente para cobrir a carne. Tampe a panela e ligue e pressão por 30 minutos.

Atenção: muito cuidado com panelas de pressão!!!

Para a carne de segunda eu vi que 30 minutos não foi o suficiente, deixei por mais 30 minutos. É bom você dar uma conferida na sua carne também, pois dependendo do corte que você escolheu o tempo de cocção pra deixar a carne se desfiando é diferente.

Quando a carne estiver no ponto de desfiar com o garfo, está pronto. Reserve a carne numa travessa e fique apenas com o molho na panela. Não jogue fora, aproveite tudo deste caldo nutritivo, eu passei um mixer no caldo, pra desmanchar bem…e levei a panela no fogo sem a tampa para REDUZIR o molho. Durante o processo de redução de molho, com uma escumadeira eu fui removendo a gordura que subia na superfície. Assim o molho fica menos pesado e mais digestivo. Paciência na fervura do molho, porque a água em excesso precisa evaporar e isso que dá o diferencial na cremosidade do molho e concentração de cor e sabor.

Molho encorpado, agora você tem uma carne maravilhosa, pode regar no seu prato.
Dica de acompanhamento: usei a abobrinha italiana para acompanhar a carne de panela, você pode usar de acompanhamento o purê de couve-flor, o arroz de couve-flor.

Geralmente o molho rende bastante, sobra e você pode congelar ou usar para outras receitas futuramente

Quando fizer a receita, tira a foto e marca a Nutri no instagram @nutri_renatabrun e seu Coach do STC, para a gente morrer de orgulho!!!
Eu gravei um vídeo curtinho para você conhecer como funciona o STC, clique aqui 👉🏻 https://stcdanutri.com

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *