HAMBÚRGUER = PÃO + MAIONESE + CARNE
Uma receita extremamente fácil, rápida e com muitos preconceitos.
Hambúrguer pode ser seu aliado na dieta! A maionese caseira, como vou te ensinar agora, pode ser consumida todos os dias como fonte de gordura boa. Basta respeitar a quantidade de uma colher de sobremesa e usá-la como fonte de gordura na sua refeição de comida natural!
INGREDIENTES
Queijo sem lactose;
Fatias de tomate;
Folhas de alface americana grandes para embalar o hambúrguer;
Cebola cortada em fatias ficas (opcional);
PARA A MAIONESE
2 gemas cruas, guarde as claras para fazer um lanche =);
200ml de azeite;
1 col de sobremesa mostarda dijon;
1 col de sopa de vinagre de vinho branco.
PARA O PÃO
1/2 xícara de farinha de amêndoas;
2 colheres de sopa de iogurte grego sem adoçante e sem lactose;
1 ovo;
1 colher de café de fermento ou bicarbonato de sódio;
Sal e pimenta do reino à gosto.
PARA O HAMBURGUER
Como fiz essa receita numa segunda feira, e às segundas-feiras eu não costumo consumir carne eu usei um hambúrguer vegetal à base de proteína de soja, proteína da ervilha e proteína do grão de bico. Mas você pode fazer um hambúrguer de carne (peixe, frango, fraldinha, patinho) como preferir e temperá-lo com sal, pimenta do reino, pimenta calabresa e o que mais gostar.
Costumo usar de 150 a 180g de carne por hambúrguer.
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça uma frigideira para o hambúrguer e o forno à 220g para o pão (obs.: você também pode fazer o pão no microondas, neste caso não precisa ligar o forno);
Numa tigela tempere o hambúrguer com a pimenta calabresa, pimenta do reino.
Molde os hambúrgueres e deixe na geladeira por alguns minutos;
Numa outra tigela misture todos os ingredientes do pão (exceto o fermento) até ficar homogêneo, quando a mistura estiver homogênea acrescente o fermento;
Asse o pão por 10-12 minutos no forno em uma forma de silicone untada ou numa forma de fundo falso se for fazer no forno. Ou num recipiente de vidro por 1 minuto e meio no microondas.
Se fizer no micro eu gosto de passar o pão já pronto uma chapa quente para ficar com a textura mais crocante. Se optar fazer no forno não precisa.
Para grelhar o hambúrguer: deixe a frigideira ou grelha bem quentes e vire-o apenas uma vez.
Nada de ficar “apertando” o hambúrguer, você tira toda a suculência quando aperta. Antes de grelhar o hambúrguer tempere-o com sal à gosto.
O tempo de cozimento da carne depende do ponto que você prefere. Se gostar de hambúrguer mal passado grelhe por 2 minutos de cada lado; se gostar ao ponto grelhe por 3 minutos de cada lado; e se preferir bem passado grelhe por 5-6 minutos de cada lado.
PARA A MAIONESE
Num mixer ou liquidificador coloque os ingredientes na seguinte ordem: gemas, vinagre (pode usar limão tb!), mostarda, sal e pimenta, azeite.
Se for fazer no mixer: posicione o mixer reto no fundo do recipiente e bata sem mexer por 10 segundos, quando ver que a base está bem homogênea pode misturar com o resto do azeite.
Se for fazer no liquidificador, deixe bater até virar um creme homogêneo.
A maionese dura até 3 dias na geladeira.
MONTAGEM
A montagem não tem segredo nenhum: pão – maionese – hambúrguer com queijo derretido e os opcionais como tomate e cebola. Opção mais leve, (que pode ser feita todos os dias!) substitua o pão de amêndoas pelo wrap de alface americana. Pegue as folhas grandes de alface americana, lave e seque bem. Sobreponha duas folhas, espalhe a maionese, posicione o hambúrguer no centro e aproveite =).
COMO CONSUMIR
Se você for consumir com o pão de amêndoas complemente com uma salada verde bem farta para ter uma refeição balanceada.
Se for optar por comer sem o pão de amêndoas pode usar as folhas de alface americana como wrap para embalar o hambúrguer, neste caso, apenas uma pequena saladinha de folhas e alguns legumes (na foto fiz uma salada de tomate cereja com vinagre branco, azeite, sal e pimenta do reino que fica deliciosa).
Deixe um comentário